Mais ampla e funcional: Prefeitura de Curitiba entrega reforma da US Ouvidor Pardinho

Prefeitura de Curitiba entrega reforma da US Ouvidor Pardinho

Nesta sexta-feira (5/4), o prefeito Rafael Greca entregou à comunidade a reforma da Unidade de Saúde (US) Ouvidor Pardinho. Foram investidos R$ 1,5 milhão nas obras, que duraram 15 meses, período em que a unidade não deixou de funcionar. Do total, R$ 1,35 milhão são provenientes do tesouro municipal e R$ 150 mil da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“É com grande alegria que nós entregamos a revitalização da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, que é orgulho de Curitiba, endereço de bondade e luz de caridade. Fazia mais de 30 anos que essa unidade de saúde não era arrumada, por isso a necessidade de fazer essa revitalização tão caprichada”, completou o prefeito.

A entrega faz parte das comemorações de 331 anos do aniversário da cidade e mostram o zelo da Prefeitura por Curitiba.

Com uma equipe composta por 148 pessoas, a unidade atende 110 mil moradores de 17 bairros da Regional Matriz, além das situações de urgência e emergência dos que circulam pela região central.

Angelina Lourdes de Souza, 65 anos, usuária da unidade, aprovou a reforma. “Mudou tudo, desde o atendimento, renovação dos equipamentos, transformação do espaço”, disse.

Opinião semelhante tem o motorista Ademir Carlos da Silva, de 66 anos. “Ficou ótima a reforma. O atendimento já era bom, com funcionários atenciosos”, avaliou.

Principais mudanças

Com a reforma, a unidade Ouvidor Pardinho passou de 1.859 metros quadrados para 2.120 metros quadrados de área, com a nova Unidade de Apoio, anexo ao prédio central. A Unidade de Apoio disponibiliza um espaço especial para a dispensação de insumos e medicamentos e aplicação de vacinas nos usuários.

Além disso, com a reforma, a unidade teve ampliação no número de consultórios, passando de 20 para 27. E a clínica de odontologia foi completamente reformada, com a individualização do atendimento e ampliação de sua capacidade, que passou de duas para cinco cadeiras.

A unidade também passou por adequações para que pudesse comportar o atendimento em “Y” de forma mais confortável, com um espaço para o eixo de acompanhamento de pacientes crônicos e outro espaço para o eixo de atendimentos de queixas leves.

Serviços executados

Entre os serviços executados na reforma estão: substituição das caixas d’água; revisão na calha e cobertura de um dos blocos; troca da cobertura do bloco da odonto; adequação de espaço para criação de novos consultórios e para recepção do pronto-atendimento; ampliação do número de cadeiras odontológica e individualização delas com a utilização de biombos; recuperação de pisos de granitina; implantação de novo balcão de recepção com acessibilidade para cadeirante; substituição de todas as luminárias para o padrão com grelha e lâmpadas de LED; pintura interna; aplicação de textura e pastilha em paredes externa; revisão e manutenção de portas e janelas; execução de comunicação visual nova (interna e externa); troca de todo o mobiliário; reforma do elevador; instalação de ar condicionado nas salas de vacina; ampliação da área de espera externa.

Presenças

Estiveram no evento o assessor de Articulação Política, Lucas Navarro; a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella; o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Ana Cristina de Castro; a presidente da Fundação de Ação Social (FAS) Maria Alice Erthal; o presidente da Cohab, José Lupion Neto; a administradora regional da Matriz, Rafaela Lupion; o administrador regional do Portão, Gerson Gunha; a administradora regional de Santa Felicidade, Simone Chagas Lima; a deputada estadual Márcia Huçulak; a supervisora do distrito sanitário da Matriz, Gisele Jarek Túlio; a autoridade sanitária local da unidade de saúde Ouvidor Pardinho, Esther do Nascimento Ribas; o diretor da Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), Sezifredo Paz; o diretor do Departamento de Edificações da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Soelio Antônio Vendramin; engenheiro e fiscal da Smop Everton Pereira; os vereadores Bruno Pessuti e Mauro Bobato; a conselheira do Conselho Municipal da Saúde, Malu Gomes; e a presidente do conselho local de saúde e representante da Matriz no Conselho Municipal da Saúde, Maria Angélica Pinto Nunes.

Balanço

Desde 2017, primeiro ano da gestão Greca, já foram implantados cinco novos equipamentos na área da Saúde (UPA Tatuquara, US Jardim Aliança, US Umbará II, Caps Tatuquara e Casa Irmã Dulce), 52 foram revitalizados, 101 clínicas de odontologia reformadas e houve melhorias em mais de 100 equipamentos da saúde, num investimento de cerca de R$ 34 milhões. As obras mostram o zelo da Prefeitura de Curitiba pelo serviço oferecido aos usuários.

“As reformas qualificam a assistência à saúde da população, uma vez que promovem melhorias nas estruturas das unidades, impactando positivamente no serviço oferecido", avalia a secretária Beatriz Battistella.