Atenção Hospitalar

A rede hospitalar do SUS Curitiba é composta por hospitais públicos, filantrópicos e privados que prestam serviços para o SUS. Alguns hospitais atendem a várias especialidades (hospitais gerais), enquanto outros oferecem atendimentos especializados, como os pediátricos, maternidades, ortopédicos, cardiológicos e psiquiátricos. Os hospitais também são responsáveis pelo atendimento aos casos que, mesmo não urgentes, necessitam de tratamento hospitalar clínico ou cirúrgico.

A Central de Regulação de Leitos hospitalares tem a tarefa de gerenciar a ocupação dos leitos de acordo com a necessidade do paciente, definida pelos médicos das Unidades de Saúde, CAPS e UPAs.

As vítimas de trauma, normalmente resultado de acidentes de trânsito, acidentes de trabalho, quedas ou violências, devem procurar diretamente os Prontos-socorros do Hospital do Trabalhador, Hospital Evangélico ou Hospital Cajuru.

Já os pacientes com sintomas sugestivos de infarto agudo do miocárdio (aperto no peito, sudorese) e acidente vascular cerebral (paralisação de braço ou perna, dificuldade para falar ou desvio da boca) devem procurar, primeiramente, as UPAs. Caso haja necessidade, serão encaminhados para os Hospitais de referência, por meio da Central de Leitos.

E os pacientes em crise psiquiátrica ou drogadição (abstinência e/ou uso abusivo de álcool e drogas) devem procurar prioritariamente os CAPS ou, em caso de apresentar sintomas clínicos associados, a UPA, que encaminhará para os Hospitais de referência, também via Central de Leitos.

Hospitais Municipais

Hospital do Idoso Zilda Arns
O Hospital do Idoso Zilda Arns é referência em atendimento à pessoa idosa no cuidado secundário de Curitiba e outros municípios. Atende também especialidades médicas e desenvolve ações de ensino e pesquisa.
Conta com 121 leitos para o atendimento à população idosa de Curitiba, além de 20 leitos de UTI. Possui também ambulatório especializado, com retaguarda em Endoscopia Digestiva, Ecografia, RX e Tomografia Computadorizada. Sua estrutura permite ainda a realização de procedimentos cirúrgicos de médio e grande porte.

Maternidade Municipal Bairro Novo
Conta com 40 leitos voltados à assistência materno-infantil. Realiza 160 partos/mês e ainda procedimentos ginecológicos de média complexidade. O centro obstétrico possui uma sala cirúrgica, duas salas de parto e uma sala de procedimentos com recém-nato, todas estruturadas para a realização segura desses procedimentos.
Todos os recém-natos permanecem nos quartos com suas mães, em sistema de Alojamento Conjunto, o que propicia o estabelecimento de vínculo imediato. A mãe recebe orientação e o devido acompanhamento, até a alta hospitalar.

Hospitais que integram a Rede Hospitalar do SUS Curitiba

Hospital com Atendimento Materno e Infantil:
Hospital do Trabalhador
Hospital de Clínicas
Hospital Universitário Evangélico
Hospital Victor Ferreira do Amaral
Maternidade Mater Dei
Maternidade Bairro Novo
Hospital Pequeno Príncipe

Hospital com Atendimento para Infarto Agudo do Miocárdio e/ou Acidente Vascular Cerebral:
Hospital de Clínicas
Hospital Universitário Evangélico
Hospital da Cruz Vermelha
Hospital São Vicente
Hospital Santa Casa

Hospital com Atendimento em Psiquiatria:
Hospital Hélio Rotenberg
Hospital Adauto Botelho (atendimento de adolescente. É referência para o Estado todo)
Hospital Nossa Senhora da Luz
Hospital San Julian

Hospital para o Atendimento ao Trauma:
Hospital do Trabalhador
Hospital Universitário Evangélico de Curitiba
Hospital Universitário Cajuru

Hospital Geral de Retaguarda:
Hospital Madalena Sofia
Hospital São Vicente - CIC

Hospital para Atendimento de Oncologia
Hospital Erasto Gaertner
Hospital de Clínicas
Hospital Universitário Evangélico
Hospital Pequeno Príncipe
Hospital São Vicente - Centro
Hospital Santa Casa

Unidade de Cuidados Prolongados 
Pequeno Cotolengo Paranaense