Programa Municipal de Garantia da Qualidade em Mamografia

Com a necessidade de desenvolver um Programa interinstitucional e intersetorial de garantia da qualidade dos serviços de mamografia,  e na busca contínua da integralidade da atenção, o Programa Municipal de Qualidade em Mamografia, foi lançado em Curitiba no ano de 2010, pelo Centro de Saúde Ambiental da SMS, com as parcerias do Instituto Nacional do Câncer – INCA, Colégio Brasileiro de Radiologia - CBR e Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR. O Programa Municipal de Garantia da Qualidade em Serviços de Mamografia apóia o Programa Mulher Curitibana e está em consonância com o Pacto pela Vida, onde o controle do câncer de mama é uma das prioridades.
Tem como objetivos a melhoria da qualidade dos serviços de mamografia de Curitiba relacionados aos exames de mamografia, com equipamentos e serviços seguros, qualidade na emissão e interpretação dos laudos, assegurando diagnósticos precisos, além de maior resolutividade na intervenção assistencial, protegendo usuários e trabalhador.
Estão submetidos ao controle do PMGQM, todos os Serviços de Mamografia públicos e privados, incluindo os credenciados ao SUS, e as empresas que prestam serviços de assessoria, consultoria e manutenção aos serviços de mamografia existentes no município de Curitiba.
O Programa se baseia na solicitação e avaliação dos Testes de Controle de Qualidade em Mamografia, previstos nas Portarias nº 531/2012 e nº453/98 do Ministério da Saúde.
A melhoria e garantia da qualidade dos exames, o monitoramento sistematizado dos testes, a avaliação e proteção dos profissionais, refletem diretamente na saúde e segurança de todos os envolvidos.

Atribuições das instituições parceiras: UTFPr, CBR e INCA.
•    UTFPR – Análise dos testes previstos para o controle de qualidade dos equipamentos dos serviços de mamografia, apoio técnico, capacitação dos profissionais, servir como instituição de referência em Radiações Ionizantes.
•    CBR – Qualificação e avaliação dos médicos que laudam e certificação da qualidade dos serviços de mamografias - Selo de Qualidade do CBR.
•    INCA – Controle de Qualidade e Dose de Radiação à qual as mulheres são expostas, adequadas e dentro dos padrões técnicos exigidos pelos programas de detecção precoce do Câncer de mama. Realização dos testes para checagem da adequação das fases anteriores.

Ficha de Cadastro – Mamografia - 2012

Guia de Orientações sobre o PMGQM

Orientações para apresentação dos Testes

Portaria nº 531 – ANVISA – PNQM

Relatório do PNQM

Roteiro para aprovação no Programa