Atribuições do Serviço de Inspeção Municipal
ATRIBUIÇÕES DO SIM-CURITIBA
O Serviço de Inspeção Municipal de Produtos de origem Animal de Curitiba SIM-CURITIBA, vinculado ao Centro de Saúde Ambiental da Secretaria Municipal da Saúde, foi instituído em 24/05/2001 através da Lei Municipal n°10.168/2001. Desenvolve atividades que visam o controle da qualidade e dos serviços relacionados a produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município de Curitiba.
A meta mais importante deste serviço é a redução da produção e comércio de produtos de origem animal clandestinos, os quais podem trazer a disseminação de doenças como teniose, brucelose, tuberculose, listeriose e salmonelose.
Principais atividades desenvolvidas:
• Concede aos estabelecimentos que produzem, manipulam, beneficiam, transformam, industrializam, fracionam, preparam, transportam, acondicionem ou embalem produtos de origem animal o Alvará de Registro no SIM-CURITIBA;
• Registra os produtos de origem animal com venda exclusiva dentro do município;
• Analisa projetos arquitetônicos;
• Fiscaliza os estabelecimentos registrados no SIM-CURITIBA.
Todo estabelecimento que recebe o registro no SIM-CURITIBA deve ter no rótulo dos seus produtos a seguinte chancela: