VISACORP

O Programa VISACORP – “Vigilância em Saúde Corporal”, lançado em julho de 2010, tem como objetivo realizar um acompanhamento sistematizado em estabelecimentos que desenvolvem atividades de embelezamento e de saúde corporal, como salões de beleza, serviços de tatuagem e piercing, academias e clínicas de estética não cirúrgicas. Aborda as boas práticas referentes aos procedimentos realizados, instalações físicas, controle de produtos, medidas de higiene, com ênfase na redução dos riscos à saúde da população envolvida, como a hepatite B e C, AIDS, infecções, micoses e reações alérgicas.
As alterações exigidas são na sua maioria relacionadas aos procedimentos e processos de trabalho, o que não exige grandes investimentos financeiros. Os critérios de avaliação exigidos estão relacionados nos Roteiros de Inspeção.
As não conformidades encontradas são passíveis de intimação, infração e interdição conforme a gravidade da situação encontrada.
Busca-se garantir, através de responsabilidades compartilhadas entre o prestador e o poder público, a qualidade e segurança dos procedimentos, considerando a saúde do cliente e do trabalhador. Os resultados obtidos representam significativo avanço na melhoria dos estabelecimentos de beleza do município de Curitiba.

Manual de Biossegurança para Salões de Beleza

Orientações para Salões de Beleza, Serviços de Podologia e Depilação

Roteiro de inspeção para Tatuagem, colocação de piercing e congêneres

Roteiro de inspeção para Academias de Ginástica

Resolução da SESA 700/2013 - roteiro de inspeção - Salão de Beleza