Gincana dos postos de saúde do Bairro Novo estimula hábitos benéficos

1806 gincana esc bn

Usuários das 12 unidades de saúde do Distrito Sanitário Bairro Novo disputaram, na última sexta-feira (15/6), uma gincana para testar conhecimentos sobre hábitos saudáveis. A brincadeira faz parte do programa Escute o Seu Coração, da Secretaria Municipal da Saúde, que estimula a adoção de estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde para a prevenção de doenças cardiovasculares.

O evento reuniu 80 participantes em 12 equipes (cada uma representando um dos postos de saúde) e também reforçou o vínculo dos usuários com os profissionais. “Aqui, mais do que competir, o que vale é estar junto e se divertir. Encontrei várias pessoas do bairro que não via há tempos”, contou o aposentado Gessé Pedro de Oliveira, 65 anos.

Hipertenso, ele recebe atendimento na Unidade de Saúde Coqueiros, que ficou em penúltimo lugar na brincadeira. “As provas foram bem criativas e voltadas para o que podemos melhorar no nosso dia a dia”, disse seu Gessé.

Entre os desafios, as equipes responderam sobre como montar uma refeição saudável e quais os principais cuidados com o coração. Além disso, cada grupo apresentou seu grito de guerra e fez adivinhações de letras de músicas.

Na contagem dos pontos, a equipe vencedora foi a da unidade de saúde Xapinhal, seguida do time da Nossa Senhora Aparecida. O terceiro lugar ficou com a equipe da unidade João Cândido.

O pódio foi apenas simbólico, como destacou a supervisora do Distrito Bairro Novo, Shunaida Namie Sonobe. “Crianças, adultos e idosos se integraram para aprender, de forma lúdica, sobre temas relevantes da saúde, como a alimentação e o risco do tabagismo”, destacou.

O programa

Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. O programa também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

O programa tem um portal, o http://www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisam ou não mudar, além de informações sobre um estilo de vida mais saudável.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL

1 - Evite o cigarro