Vigilância Sanitária alerta sobre cuidados com alimentos

0712 compras ceia natal

As ceias de Natal e Ano Novo são refeições especiais, com cardápios escolhidos com carinho. Para que tudo dê certo e não haja dissabores, é preciso planejamento na hora de escolher os itens que vão para a mesa nessas datas festivas.

A Vigilância Sanitária da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) destaca que observações simples na hora das compras garantem a segurança dos produtos escolhidos e, alguns cuidados básicos de higiene eliminam riscos de contaminação.

A diretora do Departamento de Saúde Ambiental da SMS, Rosana Zappe explica que o grande risco é a presença microrganismos, principalmente bactérias, principais causas de intoxicações.

“A olho nu, é difícil dizer se um alimento está contaminado, mas é possível minimizar os riscos, adotando medidas corretas ao adquirir e preparar os alimentos”, enfatiza.

Confira as dicas da Vigilância Sanitária para uma Ceia de Natal segura:

Nas compras:

- Faça uma lista com as quantidades que irá precisar de cada produto, evitando sobras;

- Compre alimentos dentro da validade, rotulados, conservados em temperaturas adequadas e fique atento a produtos em promoção: muitas vezes a validade está próxima ao vencimento;

- Os últimos itens a ir para o carrinho devem ser os congelados e resfriados, para que se mantenham por mais tempo a temperatura correta.

- Avalie as condições da embalagem. Se estiver danificada, a qualidade do alimento pode estar comprometida.

Em casa:

- Limpe as superfícies e os utensílios de cozinha antes e depois da manipulação dos alimentos;

- Troque e lave diariamente os panos de cozinha;

- Não sobrecarregue o refrigerador com alimentos para que o ar frio circule com eficiência. Mantenha a temperatura entre 0°C e 10°C;

- Separe os tipos de alimentos, para evitar contaminação. Guarde-os bem acondicionados e tampados;

- Descongele alimentos na geladeira ou no microondas e nunca recongele;

- Mantenha uma correta higiene pessoal, lave frequentemente as mãos, conserve a cozinha limpa e com o lixo tampado.

Reconheça o alimento seguro:

Carnes - Devem estar sob refrigeração, possuir selo de inspeção, ter cor e cheiro próprios;

Pescados – Devem ser mantidos refrigerados ou cobertos com gelo, ter cor própria e cheiro agradável. Corpo firme e úmido, escamas bem aderidas; guelras úmidas, vermelhas; olhos brilhantes. Peixe congelado deve estar em freezer. Camarão, com cabeça e casca bem aderidas ao corpo;

Embutidos - Devem apresentar coloração própria e sem manchas estranhas ao produto.