Com investimento de R$ 552 mil, unidade de saúde de Curitiba fica completa para atender comunidade

camargo

Nesta terça-feira (16/4), o prefeito Rafael Greca entregou à comunidade a reforma da Unidade de Saúde Camargo, no Cajuru. Com uma equipe composta por 43 profissionais, a unidade reaberta beneficia uma população de 24,6 mil pessoas.

Foram investidos R$ 552,6 mil nas obras, que duraram sete meses. Do total, R$ 402,6 mil foram provenientes do tesouro municipal e R$ 150 mil da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

“Quero dizer com muita alegria que nós vemos essa inauguração como mais um passo à frente. Esse posto de saúde foi pintado de verde, cor da esperança, e de azul, cor do céu, é um lugar lindo para que a saúde impere e a cidade cada vez mais melhore”, disse Greca.

Um coral de crianças da Escola Municipal Elza Lerner recebeu o prefeito e entregou lembranças. A estudante Paola Aparecida de Andrade leu uma cartinha. “Prefeito, muito obrigada por você ter reconstruído o postinho de saúde. Vai ajudar muito a comunidade”, disse.

Comunidade aprova
A entrega da reforma da US Camargo faz parte das comemorações de 331 anos do aniversário da cidade. A comunidade aprovou as intervenções e alguns moradores foram prestigiar o evento de reabertura.

“Durante as obras, estávamos sendo atendidos em outra unidade. Nos tratavam bem, mas é sempre melhor voltar para ‘casa’”, contou a dona de casa Nancy Jeanette Chiesorim Guimarães, de 86 anos. “A reforma ficou ótima”, avaliou.

A aposentada Elizabeth Anacleto, de 67 anos, foi com a família prestigiar a reabertura. “Eu nunca precisei vir no posto porque eu tinha plano de saúde, mas depois que me aposentei comecei a usar e olha... dá de dez a zero”, afirma. “Tudo quanto é reforma é bom”, completou.

A secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella, agradeceu a priorização de recursos para a Saúde. “Prefeito, parabéns e muito obrigada por toda a priorização que o senhor sempre nos dá”, disse. “Com meio milhão de reais nós conseguimos fazer uma boa adequação de todo o espaço da unidade, que foi construída em 1985”, completou.

O secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Araújo Rodrigues, destacou que, além da reforma da US Camargo, a secretaria coordenou obras a revitalização do asfalto e implantação de calçadas na Rua Pedro Violani, onde fica a unidade.

“O objetivo das intervenções foi garantir segurança e conforto no caminho das pessoas que vão em busca de atendimentos”, disse Rodrigues.

Serviços executados
Entre os serviços executados da reforma estão troca da cobertura; adequação da central de material esterilizado; substituição de acabamento elétricos e hidráulicos, portas e fechaduras; substituição e recuperação de pisos; instalação de novas tomadas; implantação de novo balcão de recepção com espaço para cadeirante; substituição de luminárias; pintura interna e externa; implantação de banheiros para pessoas com deficiência; reforma do estacionamento.

As obras contemplaram ainda a reforma da clínica de odontologia da unidade, parte de um esforço municipal de readequação de todas as 107 clínicas de odontologia do município, com um investimento global de R$ 8,7 milhões. Essa é a 102ª clínica de odontologia entregue reformada pela Prefeitura de Curitiba, no maior investimento em saúde bucal na história do município.

Presenças
Participaram a deputada estadual Márcia Huçulak; o administrador regional do Cajuru, Narciso Doro Júnior; a superintendente de Gestão em Saúde da SMS, Flávia Quadros; a supervisora do Distrito Sanitário do Cajuru, Juliana Hencke; a autoridade sanitária local da US Camargo, Helen Alexandra Mormito Gusmão; o diretor do Departamento de Edificações da Smop, Soélio Vendramin; o engenheiro fiscal da Smop, Everton Lopes Pereira; a diretora da Escola Municipal Elza Lerner, Glauce Ribeiro; e os vereadores João das 5 Irmãos, Serginho do Posto e Tânia Guerreiro.

Balanço
Desde 2017, inicío da gestão Greca, já foram implantados cinco novos equipamentos na área da Saúde em Curitiba (UPA Tatuquara, US Jardim Aliança, US Umbará II, Caps Tatuquara e Casa Irmã Dulce), 53 foram revitalizados, 102 clínicas de odontologia reformadas e houve melhorias em mais de 100 equipamentos, num investimento de cerca de R$ 34 milhões.