Equipes das unidades de saúde de Curitiba aplicam 15,9 mil doses de vacinas no Dia D

campanha-gripe

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promoveu neste sábado (13/4) o Dia D da Vacinação, em 20 unidades de saúde. Foram aplicadas de 15.917 doses de imunizantes contra a gripe ao público prioritário e também contra covid e outras doenças (calendário de imunização de rotina).

“Foi mais uma oportunidade de vacinar toda a família”, disse o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira, que acompanhou a abertura do Dia D na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, no bairro São Francisco.

O público comparece
Pela manhã, na unidade Mãe Curitibana, os primeiros a chegarem, antes da abertura do serviço de saúde, foram Aparecida Antonia Brunieri Regis, de 81 anos, e o marido, Clarimar Regis, de 79. Moradores do Centro, eles saíram de casa pouco depois das 8h. Às 8h30 já estavam na unidade de saúde e, às 9h15, com a vacina no braço. A primeira a levar a picada suave da aplicação foi Antonia. “Sou medrosa, mas precisa. Fizemos a nossa parte”, disse.

Morador do Jardim Botânico, o médico líbio radicado em Curitiba Mohamed Alawaj também chegou cedo. Foi em busca de vacina contra a gripe para ele e os três filhos – Jood, de 7 anos, Emhemed, de 5, e Abdulhak, de 3. As crianças deram um abraço e tiraram fotografia ao lado do Zé Gotinha, personagem símbolo das campanhas de vacinação no Brasil há 38 anos. “É mais prático reunir todos para tomar vacina no sábado”, observou o médico.

Gripe e covid
Fazem parte do público convocado para se vacinar contra a gripe: crianças de 6 meses a menores de 6 anos; pessoas com 60 anos ou mais; gestantes; puérperas (mulheres que tiveram filho até 45 dias); pessoas com doenças crônicas; pessoas com deficiência permanente; professores do ensino básico e superior; indígenas; pessoas em situação de rua; profissionais da força de segurança e salvamento; profissionais das formas armadas; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo; trabalhadores portuários e trabalhadores da saúde.

Também estão sendo ofertadas neste sábado doses contra a covid. Se houver sobra do imunizante, as doses restantes serão ofertadas na próxima semana apenas nas 20 unidades participantes do Dia D.

Onde foi a vacinação
Distrito Sanitário Matriz