Adolescentes em tratamento assistem à peça sobre prevenção de drogas

caps no teatro 1

Adolescentes em tratamento nos Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (Caps-I) de Curitiba tiveram uma experiência diferente para refletir sobre a prevenção do uso de drogas, nesta terça (16/4) e quarta-feira (17/4).

Em parceria com o Departamento de Políticas sobre Drogas da Secretaria Municipal da Defesa Social, os Caps-I levaram 40 adolescentes para assistir à peça teatral Seu Nome, no Teatro Cleon Jacques, com estudantes de escolas municipais de Curitiba, de turmas do 8º e 9º anos.

A gerente de prevenção do Departamento de Política Sobre Drogas, Grace Puchetti, explica que a peça foi escrita com o objetivo de ter o adolescente como protagonista, mostrando que ele é responsável por suas escolhas.

M., de 16 anos, faz tratamento no Caps-I Boa Vista e foi com a mãe assistir à peça. “Muito do que falaram ali, já vivi. Das tristezas, as dúvidas, as decisões que a gente tem de tomar na nossa idade. Gostei muito”, disse.

A coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Flavia Adachi, destacou que a peça Seu Nome também tem possibilitado aos profissionais a ampliação do debate sobre as drogas entre os adolescentes, mais vulneráveis ao uso precoce e indevido.

A peça já foi apresentada a cerca de dois mil adolescentes, em 40 sessões, e terá a últimas apresentações da temporada na próxima segunda-feira (22/4), às 9h e 10h.