Vacina chega de presente do Dia das Mães para gestantes e puérperas

gestantes-vacina

Nesta segunda-feira (10/5), seguinte ao domingo do Dia das Mães, começou a vacinação contra a covid-19 para gestantes e puérperas (mulheres com bebês recém-nascidos), um presente bastante esperado por muitas delas.

Outro grupo prioritário que começou a ser imunizado nesta segunda-feira é o de pessoas com Síndrome de Down.

Já pela manhã, o Pavilhão da Cura do Parque Barigui, um dos 18 pontos de vacinação, ganhou um desfile de barrigões.

Um deles foi o da funcionária pública Juliana Araújo Mayer Correa, 37 anos, que está na contagem regressiva para da à luz Oliver, o primeiro filho. Grávida há quase nove meses, passou toda a gestação trabalhando em casa para se proteger e afastar o bebê do risco de contaminação.

“Agora, com a vacina, tenho uma segurança a mais. A segunda dose, devo tomar já com o Oliver no colo”, fala Juliana.

Proteção em dose dupla
A jornalista Patrícia Tressoldi, grávida de sete meses e meio, conta que ficou surpresa quando soube, às vésperas do Dia das Mães, que poderia se vacinar nesta segunda-feira e diz se sentir mais segura em dose dupla: por ela e por Madalena, que vai ser sua primeira filha.

“Fiquei em dúvida se seria vacinada porque uma hora havia indicação, outra hora, não. Assim que soube que poderia receber o imunizante, fiquei mais tranquila por mim e pela Madalena”, disse Patrícia.

Para se vacinarem, as grávidas devem apresentar carteirinha de pré-natal (SUS ou particular) ou resultado positivo de laboratório para exame de gravidez com o nome da paciente ou a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação de pacientes da rede particular.

Novas mães
Entre as puérperas, estão contempladas as mães com bebês nascidos a partir de 25/3/2021. Foi o caso da teleatendente Mayara Medola, 25 anos, que há 34 dias deu à luz Kayla, sua segunda filha.

Também vacinada há mais de 14 dias contra a gripe, Mayrara registrou em foto o momento em que foi chamada no painel para receber sua primeira dose da vacina contra o novo coronavírus.

“Foi um presente a mais para este Dia da Mães. Estou bem feliz em saber que estou protegida para cuidar do meu bebê e da minha outra filha, de 6 anos”, falou a tele atendente.

As puérperas apresentam a certidão de nascimento do bebê, ou a Carteira da Criança ou a declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para se vacinarem.

Síndrome de Down
Aos 32 anos, Bruno Diego de Paula Balbinoti tem Síndrome de Down, um dos novos grupos que começaram a ser imunizados nesta segunda-feira. Acompanhado do pai, Aquilino Balbinoti, 64 anos, sabe que com a covid-19 não dá para a arriscar:

“É bom para prevenir. Porque tem muito caso da doença que é leve, mas tem muito caso que [a doença] é grave“, explicou Bruno.

Assim como ele, pessoas com Síndrome de Down devem apresentar declaração médica padrão disponibilizada pelo Portal do CRM para fins de vacinação ou, excepcionalmente para este público, qualquer outro documento que comprove a sua condição.

Atenção
A Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba alerta que o imunizante é destinado a pessoas a partir dos 18 anos e quem se vacinou contra a gripe deve aguardar 14 dias antes de receber a vacina anticovid-19.

Para receber a vacina, a pessoa deve apresentar ainda um documento de identificação com foto, CPF, comprovante de residência com endereço válido de Curitiba e uma caneta.

Para facilitar o processo de vacinação e evitar filas, a Secretaria Municipal da Saúde pede que as pessoas preencham antecipadamente o cadastro na plataforma Saúde Já, pelo aplicativo de celular ou pelo site www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.