Representantes do conselho participam de cerimônia de investimento em assistência e infraestrutura do SUS

Adilson Tremura, Ratinho Junior, Woldir Wosiac

O município de Curitiba recebeu R$ 99,5 milhões do Estado do Paraná nesta sexta-feira (3/2), em solenidade no Palácio Iguaçu. A verba foi repassada para investimento na saúde.

O repasse beneficia hospitais filantrópicos que prestam serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS), além de permitir a compra de ambulâncias e veículos para a Estratégia da Saúde da Família (ESF), entre outras ações.

Durante o evento, tivemos a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Adilson Tremura e do secretário do segmento do trabalhador, Woldir Wosaic.

“Estamos aqui para representar o CMS neste momento importante de investimento na saúde de Curitiba, pois isso impacta diretamente a quem devemos representar: os usuários do SUS”, relata Adilson Tremura.

O prefeito em exercício de Curitiba, Eduardo Pimentel, agradeceu ao governador Carlos Massa Ratinho Junior pelos recursos destinados à saúde e destacou o apoio ao município durante a pandemia de covid-19.

“Agora, a Prefeitura de Curitiba vai trabalhar rapidamente no repasse para fazer com que o dinheiro chegue na ponta, para quem mais precisa”, disse Pimentel, ao falar da rede de hospitais filantrópicos.

Segundo a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, o aporte anunciado de R$ 40 milhões trará mais equilíbrio aos hospitais, que estão operando em capacidade máxima e com financiamento insuficiente.

“Estamos investindo nas cidades, na infraestrutura de atendimento, em equipamentos, veículos, novos ambulatórios”, afirmou o governador, Ratinho Junior.

A verba possibilita adquirir veículos utilitários, camas e macas elétricas, monitores, equipamentos para raio-x, ultrassom e tomografia, refrigeradores para medicamentos e vacinas, serras e perfuradores para procedimentos ortopédicos e cardíacos e câmaras frias, por exemplo.