Gripe ou Influenza

GRIPE OU INFLUENZA

 O outono e inverno são períodos do ano nos quais habitualmente aumentam os casos das doenças respiratórias em nossa cidade. Por isso relembramos as orientações da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba para o atendimento de pacientes com quadro clínico de síndrome gripal.

Desde 2009 circula em todo o mundo o vírus influenza A/H1N1 (que causou a pandemia), da mesma forma que circulam os demais tipos de vírus influenza A/H3N2 e Influenza B. Por este motivo é fundamental manter-se alerta para quadros respiratórios compatíveis com síndrome gripal, especialmente em crianças pequenas, gestantes e pessoas portadoras de doenças crônicas, disponibilizando medidas de prevenção (vacinas e educação em saúde), assim como o tratamento precoce no sentido de evitar as complicações da gripe.


Os documentos deste site visam orientar os profissionais da saúde quanto à conduta recomendada e os fluxogramas referentes ao atendimento de pacientes com síndrome gripal nos serviços públicos e privados de saúde do município de Curitiba.

Os arquivos abaixo contêm:

Boletim Epidemiológico da Grpie 2016

Boletim Epidemiológico da Gripe 2017

Boletim Epidemiológico da Gripe 2018

Boletim Epidemiológico da Gripe 12/2019

Fluxograma de atendimento 2019

Orientações sobre a posologia do Oseltamivir (Tamiflu) para crianças

Notificação dos pacientes com SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave)

Posologia do Oseltamivir (Tamiflu)

Recomendações para escolas e CEIs (Centros de Educação Infantil)