População do Boqueirão tem orientações sobre vida saudável

1306 esc boq

Reservar cinco minutos para meditar, trocar uma comida de alto teor calórico por uma fruta ou praticar uma atividade física. Ações como estas, que contribuem para a qualidade de vida, foram oferecidas pela Secretaria Municipal da Saúde para apresentar o programa Escute o Seu Coração na Rua da Cidadania Boqueirão, na manhã desta quarta-feira (13/6).

O programa estimula a adoção de estilos de vida saudáveis e a promoção da saúde para a prevenção de doenças cardiovasculares. Por isso, durante o evento, quem passou pela Rua da Cidadania pode participar de sessões de meditação e reiki, de uma aula de ginástica e ter orientações sobre alimentação e onde procurar apoio para parar de fumar.

“Viemos convidar as pessoas a fazer pequenas mudanças que podem ter grandes reflexos em suas vidas”, destacou a supervisora do Distrito Sanitário Boqueirão, Deisi Tortelli. “Nossas unidades de saúde estão de portas abertas para atividades físicas, para auxiliar quem pretende parar de fumar ou controlar o peso, cuidando do coração”, completou.

A aposentada Vilma Alves, 63 anos, participou da aula de ginástica. “Acho importante trazer esses cuidados simples onde a população busca todo tipo de serviço”, disse. Moradora do Boqueirão, Vilma contou que sempre foi bastante ativa e atualmente pratica atividade física funcional, além de apostar em uma alimentação equilibrada para manter o bem-estar.

A dona de casa Ester Gonçalves, 67 anos, mora no Xaxim e recebeu orientações sobre a escovação dos dentes. “Saúde começa pela boca, não é? Também peguei uns folders sobre alimentação porque pequenos ajustes fazem a diferença para uma vida saudável”, disse.

O evento foi realizado durante a Quarta Cidadã, promovida pela Administração Regional do Boqueirão e que neste mês teve o tema junino. “A Quarta Cidadã expõe os serviços ofertados pela Prefeitura na Rua da Cidadania de forma prática”, explicou o administrador da Regional Boqueirão, Ricardo Dias.

O programa

O Escute o seu Coração é um programa da Prefeitura que pretende cuidar do coração dos curitibanos, estimulando estilos de vida saudáveis, a promoção da saúde e a prevenção de doenças cardiovasculares. O programa também estimula a melhoria de protocolos na atenção ambulatorial básica e especializada, da assistência na urgência e emergência.

O programa tem um portal, o http://www.curitiba.pr.gov.br/escuteseucoracao, em que os visitantes podem testar comportamentos e identificar o que precisa ou não ser mudado e informar-se sobre um estilo de vida mais saudável.

OS 10 MANDAMENTOS DO CORAÇÃO SAUDÁVEL
1. Evite o cigarro