Sisvan acompanha 93 mil alunos para formar adultos saudáveis

Um resultado positivo foi constatado na divulgação do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional Escolar deste ano, o Sisvan Escolar 2017, feita nesta quarta-feira (16/8): pelo quinto ano consecutivo: as taxas de obesidade e excesso de peso seguem estáveis entre os 93 mil estudantes avaliados.

O Sisvan avalia o desenvolvimento alimentar e nutricional dos alunos do Ensino Fundamental das escolas municipais e é resultado de uma parceria entre as secretarias municipais de Saúde e Educação.

“A cada ano avaliamos mais estudantes e essa taxa seguir estável é uma conquista. Temos mais escolas que incentivam a atividade física e a alimentação saudável. Esses números mostram, ao longo do tempo, que esse incentivo está surtindo efeito”, explica o técnico do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde, Nilton Willrich.

No Sisvan de 2017, a taxa de crianças obesas está em 15,37%, ligeiramente menor do que a do ano passado (15,55%). No primeiro ano do levantamento (1996), apenas 5,61% dos 50 mil alunos avaliados estavam obesos. Desde então essa taxa seguiu em ascensão, atingindo a casa dos 15,5% em 2013, quando parou de subir.

“Quando iniciamos o Sisvan, em 1996, a preocupação era a desnutrição. Hoje é o sobrepeso. Fazer esse combate é essencial porque prevenir que cresçam adultos obesos, com mais chances desenvolver diabete e pressão alta”, destaca Willrich.

Ele é quem faz a tabulação das informações de peso e altura dos estudantes, tomada pelos professores de Educação Física das escolas municipais. Os dados são devolvidos às escolas para que trabalhem a conscientização de hábitos de vida saudáveis.

A secretária da Educação, Maria Sílvia Bacila, destaca a importância de aliar a alimentação saudável à prática de atividade física. “Qualidade de vida tem vários fatores. Quando combinamos iniciativas voltadas às duas questões [alimentação e atividade física], melhoramos a segurança alimentar das nossas crianças.”

O investimento na saúde dos estudantes é feito de forma contínua, com a capacitação dos professores.