Curitiba atualiza número de casos confirmados de sarampo

Até esta quinta-feira (10/10), Curitiba registra 80 casos confirmados de sarampo neste ano – 35 deles são novos.

Do total de casos confirmados, 18 são importados (a maior parte, a provável fonte de infecção foi São Paulo), e em 62 a transmissão foi secundária (quando uma pessoa com caso importado transmite para outra que não viajou) ou são casos em que não foi possível determinar a pessoa responsável pela transmissão ou o local em que ocorreu o contágio.

A faixa etária em que há maior número de registros confirmados é entre 15 e 29 anos, o que corresponde a 86% do total. A idade mediana foi de 22 anos.

Segundo a médica infectologista da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, Marion Burger, a maior parte dos pacientes evolui bem e não necessita de internamento. "O sarampo é uma doença altamente contagiosa, mas as complicações acontecem em casos raros", diz.

Em apenas 6 casos foi necessária a internação hospitalar – 5 deles já tiveram alta, com boa recuperação. Em apenas um caso, a paciente permanece internada. Trata-se de uma mulher de 26 anos, em estado grave, mas que já saiu da UTI e permanece estável nos últimos dias.

Além dos casos confirmados, a SMS investiga, em parceria com a Sesa, cerca de duas centenas de casos suspeitos da doença no município – grande parte só pode ser confirmada, após a realização de exame de sangue, coletado 7 dias após o surgimento das manchas vermelhas na pele.

Pessoas com casos suspeitos da doença devem avisar os serviços de saúde

Outros estados
As ocorrências em Curitiba e no Paraná estão ligadas ao retorno do sarampo em algumas regiões do país, principalmente ao estado de São Paulo, onde iniciou o surto deste ano da doença no Brasil, após o desembarque de viajantes da Europa e Oriente Médio com o vírus.

Em São Paulo, já foram registrados, até o momento, neste ano, 7.649 casos confirmados de sarampo e doze mortes, segundo boletim divulgado pela secretaria estadual, com dados até 4 de outubro.

Só na capital de São Paulo foram 4.408 casos da doença, segundo o divulgado pela secretaria municipal – 58% do registrado no estado. Em todo o país, há casos confirmados em 21 estados brasileiros este ano, de acordo com o boletim do Ministério da Saúde, com dados até 2/10.

Vacinação em Curitiba
Até 2/10 deste ano, foram realizadas em Curitiba 161.695 doses de vacina contra o sarampo – 60% a mais do que o ano anterior todo e mais que o dobro das realizadas durante todo o ano de 2017.

Para as crianças de 1 ano de idade a cobertura do município é de 101,7% em relação à primeira dose e 93,6% em relação à segunda dose, segundo dados até o final do último mês. E, nos dez anos anteriores, essa cobertura ficou entre 93% e 100,4%