Mutirão contra a dengue em Curitiba recolhe entulhos no Cajuru e volta ao Tatuquara

Caminhões de coleta da Secretaria Municipal do Meio Ambiente começam a percorrer 55 quarteirões do bairro Cajuru nesta quinta-feira (22/2). Vão recolher entulhos separados pelos moradores e colocados nas áreas delimitadas pelos agentes de endemias e comunitários de saúde.

A ação prossegue na sexta-feira (23/2) e é uma iniciativa realizada em conjunto com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O objetivo é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zika e chikungunya.

O mutirão Curitiba sem Mosquito faz uma varredura nos terrenos em busca de recipientes que possam acumular água, além de orientar a população a separar entulhos e lixo dos imóveis.

Tatuquara

Ainda nesta quinta-feira, por exemplo, os agentes de saúde voltam ao Tatuquara para orientar os moradores sobre os riscos da dengue, além de chamar atenção para a limpeza de casas e quintais. O bairro tinha 21 dos 38 casos autóctones (transmissão local) de Curitiba até 15/2.

“Seguimos firmes com a estratégia de intensificar mutirões pela cidade, com atenção especial a regiões onde houve registro de casos autóctones de dengue”, reitera a secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella.

Campanha contra gripe imuniza mais de 400 mil em Curitiba

Os curitibanos passaram perto de atingir a meta de 90% de imunização contra a gripe, na campanha nacional de vacinação. Nos 110 postos de saúde, distribuídos pela cidade, foram vacinadas 433.419 pessoas dos grupos indicados pelo Ministério da Saúde, ou 88,2% do total dessas populações. Os grupos da campanha ainda podem procurar a vacinação, que continuará até terminar o estoque da vacina.
Os grupos que mais procuraram a vacina foram idosos, com 101,8% da população estimada, e as mães até 45 dias depois do parto, com 157,5%. Foram aplicadas 204.550 doses em pessoas com mais de 60 anos e 4.820 em puérperas.

Vacinação contra a gripe chega a 87,1% dos grupos prioritários

A Secretaria Municipal da Saúde estrutura a ampliação da cobertura da vacina contra a gripe, que deve começar semana que vem. Até esta sexta-feira (9), término oficial da campanha nacional, 328.673 doses foram aplicadas na capital paranaense. Os grupos prioritários dos idosos e das mães até 45 dias do parto ultrapassaram os 100% do público estimado. No geral, Curitiba atingiu 87,1% da população prioritária, sendo 90% a meta estipulada pelo Ministério da Saúde.