Secretaria da Saúde orienta evitar contato com morcegos

Morcego

Para o biólogo da Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) da SMS, Diogo da Cunha Ferraz, este número de morcegos positivos para a raiva está dentro do esperado, não representa surto.

“O resultado mostra que, assim como em anos anteriores, o vírus continua circulando e, por isso, as precauções contra a doença precisam ser mantidas”, diz Ferraz.

Em 2018 esse percentual foi de 3,4%, dos 295 morcegos testados, dez resultaram positivo.

Com qualidade comprovada, UPA CIC é a segunda do Sul a receber certificação da ONA

UPA CIC

A UPA CIC, primeira unidade a funcionar com gerenciamento por meio de Organização Social (OS) na capital paranaense, foi homologada, nesta quarta-feira (8/1), pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), com uma certificação de qualidade e segurança do paciente. A UPA CIC é a segunda unidade em toda a região Sul do país a receber a acreditação da ONA e a 14ª no Brasil, sendo a 7ª pública. De todas as acreditadas anteriormente, apenas 6 atendem SUS.

A certificação é um processo voluntário e a unidade precisa comprovadamente atender aos padrões definidos pela ONA, reconhecidos internacionalmente. Nas vistorias realizadas na unidade pela ONA foram avaliados critérios como higienização, limpeza, segurança do paciente, assistência médica, assistência à saúde, gestão, entre outros.

Chuva e calor: é hora de se vacinar contra a febre amarela

febre-amarela

A intensidade do verão, com elevação de temperatura e chuva, leva a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a reforçar o pedido para a vacinação contra a febre amarela a partir dos nove meses de vida.

A vacina está disponível - gratuitamente - em 110 unidades de saúde de Curitiba, de segunda à sexta-feira, em horário comercial. A dose é única, ou seja: quem já tomou uma vez na vida não precisa repetir.

Caso a pessoa não tenha certeza se já foi imunizada, basta verificar se há registro na carteira vacinal – isso pode ser feito com um pré-cadastro no Aplicativo Saúde Já, disponível para smartphones e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.

Ponto a ponto, a evolução da Saúde

Veja os principais avanços em Saúde em 2019:

Lançamento da quarta versão do aplicativo Saúde Já Curitiba

Em março deste ano, o aplicativo Saúde Já Curitiba, lançado no primeiro ano de gestão do prefeito Rafael Greca, ganhou sua quarta atualização, com a inclusão das funções “Meu Pré-Natal” e “Urgências”.

Além das novas funções, o aplicativo Saúde Já Curitiba já oferecia: agendamento com a enfermagem e odontologia, carteira de vacinação virtual, confirmação de agendamento de consultas especializadas e exames, entre outros.

Ao todo, o aplicativo Saúde Já Curitiba já soma mais de 8 milhões de acessos, mais de 600 mil downloads e quase 1 milhão de agendamentos realizados. O Saúde Já Curitiba está disponível para sistema Android, IOs e pela web no endereço www.saudeja.curitiba.pr.gov.br.

Usuários elogiam os serviços prestados na área de Saúde em Curitiba

pinheirinho

O cuidado com a saúde não para. Em 2019, os usuários da rede municipal da saúde foram beneficiados com inovações e novidades, que tornaram o atendimento de saúde da capital paranaense ainda melhor.

Grávida do quarto filho, a dona de casa Mirian de Oliveira, 22 anos, é uma das usuárias do aplicativo Saúde Já Curitiba, que ganhou uma nova atualização em 2019, com a inclusão da função “Meu Pré-Natal”.

Com o aplicativo Saúde Já Curitiba, Miriam agora tem acesso a informações das fases de desenvolvimento do seu bebê, galeria de imagens, respostas a dúvidas frequentes e calculadora de contrações – uma ferramenta que informa o momento correto de ir para a maternidade na hora do parto.