Carteira de Serviços do SUS Curitiba

Saúde é condição fundamental para a vida. Ter acesso aos serviços públicosde saúde é direito de todo cidadão. Curitiba sabe disso.

A Prefeitura de Curitiba, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, preparou esta Carteira do SUS Curitiba para estabelecer um canal direto entre o cidadão e os serviços de Saúde, baseado na confiança, na segurança e na proximidade.

Nesta Carteira, o cidadão curitibano tem acesso a todas as informações necessárias sobre a Saúde disponível em Curitiba, do ponto de vista público. Também fica sabendo como telefonar para o local mais indicado ou chegar até ele. Isso permitirá um atendimento mais ágil e com economia de tempo e recursos.

Informação e acesso potencializam o cidadão no exercício de seus direitos, oferecendo maior segurança em relação ao espectro de serviços com os quais pode contar na atenção à saúde. 

CARTEIRA DO SUS CURITIBA 


Credenciamento 01/2013 Saude Mental

PREFEITURA MUNICIPAL DE CURITIBA

SECRETARIA MUNICIPAL DA SAÚDE

COMISSÃO DE CREDENCIAMENTO

 

RESULTADO DO JULGAMENTO DA DOCUMENTAÇÃO APRESENTADA CONFORME

REGULAMENTO DE CREDENCIAMENTO N.º 01/2013 – SMS

 

 

A Prefeitura Municipal de Curitiba, através da Secretaria Municipal da Saúde, mediante ato da Comissão Especial de Credenciamento nomeada pela Portaria nº 052/2013, torna público, para conhecimento dos interessados, que cumpridas as formalidades legais relativas ao julgamento da documentação apresentada pelas entidades participantes doCREDENCIAMENTO DE SERVIÇOS HOSPITALARES NA ÁREA DE ASSISTÊNCIA EM SAÚDE MENTAL EM REGIME DE INTERNAÇÃO INTEGRAL decidiu, de conformidade

com a Ata de Habilitação e Julgamento:

 

 

HABILITAR:

1.
Hospital Pinel Ltda.
2.
Federação Espírita do Paraná - Hospital Espírita de Psiquiatria Bom Retiro

 

A Ata de Julgamento encontra-se à disposição dos interessados na sede da Comissão de Credenciamento Rua Francisco Torres, 830 – 4º andar, sala 402.

 

 

Secretaria Municipal da Saúde, 19 de julho de 2013.

Adriano Massuda: Secretário Municipal da Saúde

O que é a Carta do SUS Curitiba

A Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba, entendendo a necessidade de criar instrumento de comunicação que estabeleça canal direto de confiabilidade, de segurança, de proximidade, e principalmente, de pertencimento com o cidadão curitibano, e reconhecendo o direito primordial de que todo cidadão brasileiro deve ter acesso as informação em saúde, assegurando o ingresso digno no Sistema apresenta a Carta do SUS Curitiba.

Nesta Carta, o cidadão curitibano terá acesso a todas as informações necessárias a cerca das ações e serviços de saúde ofertados pela Secretaria no município, e como acessá-los, de modo que possam procurar o serviço mais indicado para cada problema. Isso permitirá um atendimento mais ágil com economia de tempo e recurso, tanto para o cidadão quanto para os gestores.

Informações Disponíveis

A Carta do SUS tem por objetivo informar aos cidadãos:

  • Quais as ações e serviços prestados a população usuária do SUS,
  • Quais as ações realizadas pelas equipes da atenção primária em saúde,
  • Como acessar e quais critérios de acessibilidade e obter esses serviços,
  • Quais são os compromissos e responsabilidades com o atendimento,
  • Quais os direitos e deveres do usuário do SUS Curitiba e os
  • Padrões de atendimento estabelecidos.

Canais de Informação da Carta do SUS Curitiba

A Carta do SUS estará disponível para o cidadão na Versão Completa em formato de PDF e em sistema de busca pelo Portal do SUS Curitiba atualizada de forma dinâmica conforme a necessidade de cada serviço.

A versão impressa simplificada será impressa a cada dois anos segundo recomendação da RENASES.

Integram a Carta do SUS Curitiba

  • Carteira de Serviços do SUS Curitiba 
  • Carteira de Serviços do Profissional de Saúde do SUS Curitiba
  • Carta de Direitos e Deveres dos Usuários 
  • Mapa do SUS Curitiba (impresso) 
  • Mapa do SUS Curitiba (online)
  • Protocolos e Fluxos de encaminhamento dentro da rede. 

Finalidade da Carta de Serviços da Saúde

A Carta de Serviços da Saúde tem a finalidade de:

  • Tornar públicas as ações e serviços de saúde que o SUS oferece à população com o fim de cumprir o disposto no art. 7º inciso II da Lei 8.080/90 e o Decreto n° 7.508/11 sobre a RENASES.
  • Divulgar os serviços prestados pelo Sistema Único de Saúde de Curitiba com os seus compromissos de atendimento para que sejam amplamente conhecidos pela sociedade.
  • Fortalecer a confiança e a credibilidade da sociedade na administração pública quando esta percebe uma melhora contínua em sua eficiência e eficácia.
  • Garantir o direito do cidadão para ser informado sobre as ações e serviços em conformidade com SUS.
  • Promover a Qualidade e Humanização da Atenção e da Gestão em conformidade com a Rede de Atenção a Saúde no âmbito do SUS.