PROAMA - Programa de Aleitamento Materno

O PROAMA tem como objetivo desenvolver ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade, estendendo-se por 2 anos ou mais com a alimentação complementar. Atinge gestantes, lactantes, lactentes de 0 a 2 anos ou mais.

Seu atendimento ocorre na sede do PROAMA, na Unidade de Saúde Mãe Curitibana, situada à rua Jaime Reis, 331, e também pelos telefones 3225-6407 e 33213229; atendimento 24 horas pelo celular 9951-3987.

Entre as suas principais ações estão:

  • Estímulo ao aleitamento materno exclusivo até 6 meses de idade e após os 6 meses, juntamente com a alimentação complementar, por 2 anos ou mais.
  • Apoio e orientação às mães lactantes, com informações para o manejo adequado das principais intercorrências da lactação.
  • Capacitação de profissionais das equipes de saúde e multiplicadores para atendimento às mães lactantes, que possam promover e prestar assistência à amamentação.
  • Parceria com a Secretaria Municipal de Educação através do Programa Mama Nenê, que visa incentivar e promover o aleitamento materno nos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e Centros de Educação Infantil (CEIs) conveniados.
  • Sensibilização de diretores, pedagogos e educadores infantis dos CMEIs e CEIs conveniados para a importância do aleitamento materno na saúde da criança.
  • Capacitação das lactaristas dos CMEIs e da COAM (prestadora de serviços à Secretaria Municipal de Educação) para adequado armazenamento do leite materno nos lactários dos CMEIs.