Diretriz de Atenção à Saúde da Criança

“A Diretriz de Atenção à Saúde da Criança busca contribuir com as equipes de saúde, integrando todos os seus profissionais para um olhar voltado à promoção da saúde da criança, a prevenção de agravos e assistência adequados.

Composta por três grandes eixos, a Diretriz traz como seu primeiro eixo a organização da atenção à saúde da criança, orientando as equipes para o foco principal, para que frente às inúmeras demandas da Unidade de Saúde, priorize o essencial, com o fortalecimento do vínculo, do compromisso e comprometimento na atenção à saúde das crianças. Além disso, reforça a importância da identificação precoce das situações de risco ao nascer e risco evolutivo, e dos sinais clínicos de alerta. O segundo eixo trabalha os aspectos essenciais à saúde infantil, norteando para as ações de promoção ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. O terceiro eixo auxilia os profissionais para a conduta na assistência aos principais agravos à saúde da criança e expõe os indicadores de saúde infantil a serem não apenas trabalhados, mas monitorados pelas equipes de saúde, apontando para a necessidade de avançarmos dos indicadores quantitativos para a construção de novos indicadores qualitativos para a saúde da criança.

Construída a partir das demandas ouvidas pelas equipes das Unidades de Saúde, com o concurso de profissionais que atuam nas Unidades de Saúde e das sociedades científicas, a Diretriz de Atenção à Saúde da Criança conta com a validação da Sociedade Paranaense de Pediatria e Associação Brasileira de Enfermagem – Seção Paraná, e aprovação da Comissão da Criança do Conselho Municipal de Saúde de Curitiba.”

 crianca

 Diretriz de Atenção à Saúde da Criança