Curitiba terá 40 pontos de descarte especial para medicamentos vencidos

A cidade de Curitiba contará a partir deste sábado (05)imagem com 40 postos de coleta para descartes de medicamentos vencidos. A iniciativa faz parte de um projeto piloto da Prefeitura de Curitiba, Conselho Regional de Farmácia, Sindicato dos Farmacêuticos e Universidade Federal do Paraná, que foi estruturado a partir da Lei Municipal 13.978/12 e que servirá de modelo para implantação da logística reversa de medicamentos em todo país.

A campanha foi lançada nesta sexta-feira (04), na capela Santa Maria, Centro de Curitiba. Serão, inicialmente, pontos de coleta em 40 farmácias estrategicamente localizadas nas diversas regiões de Curitiba. Posteriormente será reproduzido em outras regiões do Paraná.

Para o prefeito Gustavo Fruet, este projeto terá resultados nas áreas da saúde, por evitar o consumo de medicamentos vencidos e para o meio ambiente com a diminuição da contaminação dos rios.

“As pessoas precisam ter responsabilidade pela destinação correta do lixo que produzem. Hoje, são recolhidas 3 mil toneladas de lixo diário na capital e cerca de 80% disso vai para o aterro. Com este projeto vamos provocar a discussão sobre o descarte correto não só dos medicamentos”, disse Fruet.

“Só no ano passado, a Secretaria Municipal da Saúde dispensou 312 milhões de medicamentos e por mais que se invista na assistência farmacêutica, na importância de se utilizar corretamente os remédios, uma parte acaba se perdendo e é fundamental esse descarte correto. A intenção é que até o fim deste semestre, as unidades de saúde também sejam incluídas no projeto”, ressaltou o secretário municipal da Saúde, Adriano Massuda.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Renato Lima, alertou também para a importância ambiental do projeto já que todos os rios da capital apresentam índices de contaminação. “É fundamental que a população participe deste projeto, pois cada quilo de medicamento recolhido representa 450 mil litros de água que deixam de ser contaminados”.

“A campanha quer fazer de Curitiba uma cidade modelo no descarte consciente de medicamentos. Para isso, contamos com os farmacêuticos para apoiarem esta ideia e serem multiplicadores das informações junto aos seus clientes, sua família, seus amigos e colegas para descartar medicamentos no lugar certo”, afirmou o presidente do CRF-PR, Arnaldo Zubioli.

Projeto

O objetivo principal do projeto é informar e educar a população sobre o descarte correto de medicamentos, pois estes não devem ser jogados no lixo comum, na pia ou no vaso sanitário. Com o seu lançamento espera-se que Curitiba se torne uma referência no assunto “Descarte Consciente de Medicamentos” e que a ideia se propague a outras regiões do país. “O projeto piloto prevê a instalação de postos de recolhimento para que a população leve os medicamentos vencidos ou que já não utilizam mais, até os locais apropriados”, frisou Massuda.

A campanha contará com peças publicitárias que serão divulgadas por toda a cidade e um site de orientação: www.descarteconsciente.com.br/curitiba para divulgar a campanha e fornecer informações atualizadas sobre onde e como fazer este descarte.

O projeto de Lei, aprovado na Câmara Municipal de Curitiba, é de autoria do vereador Felipe Braga Côrtes.