Notícias

  • Com aumento de casos de hepatite A, Saúde de Curitiba orienta para prevenção da doença

    Curitiba vem registrando em 2024 um número incomum de casos de hepatite A, o que levou a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) a emitir um alerta aos serviços de saúde para os sinais e sintomas da doença e a atenção ao tratamento necessário. De janeiro a 18 de abril deste ano, dados preliminares, foram confirmados na cidade 100 casos de hepatite A, sendo que a média histórica era de dez casos por ano.

    “A hepatite A geralmente é uma doença de caráter benigno, mais comum em crianças. No entanto, os casos confirmados neste ano têm acometido adultos jovens e com gravidade, o que demanda maior atenção das equipes de saúde”, explica a secretária municipal da Saúde de Curitiba, Beatriz Battistella.

    Dos 100 casos confirmados, 62% necessitaram internamento e 6% precisaram de cuidados intensivos, ou seja, internação em UTI. Foram registrados três óbitos por Hepatite A aguda nesse período: uma mulher de 29 anos, e dois homens, de 40 e 60 anos.

    Leia mais...
  • Curitiba aguarda nova remessa de vacina anticovid para retomar aplicações

    A Secretaria Municipal da Saúde terminou nesta quarta-feira (17/4) a aplicação de todas as doses disponíveis da vacina anticovid para o público prioritário de 12 anos ou mais. O município aguarda nova remessa do imunizante pelo Ministério da Saúde para retomar a vacinação nas unidades de saúde.

    Baby
    A secretaria informa ainda que as vacinas anticovid baby estão com estoques regularizados e continuam disponíveis em 102 unidades de saúde para crianças de 6 meses a menores de 5 anos, conforme calendário nacional de vacinação. Confira os locais de aplicação no site Imuniza Já Curitiba.

    Leia mais...
  • Central Saúde Já completa 1 ano de ampliação dos serviços e de inovações ao SUS de CuritibaCentral Saúde Já completa 1 ano de ampliação dos serviços e de inovações ao SUS de Curitiba

    O uso da tecnologia no atendimento de saúde está se consolidando cada vez mais em Curitiba, com serviços ao alcance da mão dos usuários. Há um ano, no dia 17 de abril de 2023, a Central Saúde Já - 3350-9000 passou a oferecer consultas médicas por vídeo e telefone para casos leves, ampliando o acesso do cidadão curitibano ao atendimento de saúde sem precisar sair de casa.

    Criada no início da pandemia de covid-19, em março de 2020, para atender casos respiratórios, a Central já realizou mais de 1 milhão de atendimentos.

    Nesse período de um ano, foram atendidas quase 360 mil chamadas telefônicas e feitos mais de 115 mil atendimentos médicos por meio da Central 3350-9000. Cerca de 80 mil usuários acessaram os serviços oferecidos e a média de idade dos atendidos é de 32 anos.

    Leia mais...
  • Curitiba registra 1.159 novos casos de dengue, 122 na última semana

    O Painel da Dengue da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba, atualizado nesta quarta-feira (17/4), mostra que a capital paranaense registrou 1.159 novos casos de dengue desde o último boletim, divulgado em 10 de abril. Desse total, 122 são referentes a notificações da última semana e o restante são casos anteriores que estavam em investigação.

    No total, Curitiba contabiliza 3.908 casos de dengue em 2024 (até o dia 12/4), sendo 1.820 importados (contaminação aconteceu fora do município) e 2.088 autóctones (transmissão local).

    O Cajuru ainda é o distrito sanitário mais afetado, com 878 casos, sendo 365 importados. Na sequência está o Tatuquara, com 638 casos (122 importados), e o Bairro Novo, com 490 casos (206 importados).

    Internamentos
    Nesta quarta-feira (17/4), Curitiba tem 11 pacientes com confirmação de dengue, residentes do município, internados em leitos SUS, sendo dez em leitos clínicos e um em leito de UTI.

    A SMS esclarece que os internamentos ocorrem diariamente, assim como as altas, com alterações dos dados ao longo do dia.

    Leia mais...

Unidades de Saúde

Confira a lista de endereços dos equipamentos da SMS.

Saiba Mais

Orientação e Prevenção

Veja como ter uma vida saudável e manter hábitos de proteção da sua saúde.

saiba mais

Ouvidoria SUS Curitiba

Sugira, Critique, Elogie e tire suas duvidas. Conheça a Ouvidoria do SUS Curitiba.

Saiba Mais

 

Taxa de mortalidade infantil

 

taxaMortalidade1997-2018


Fonte: Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM); Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC)
Elaboração: SMS Curitiba - Centro de Epidemiologia/CEV
Nota: * dados preliminares

A Secretaria

  • Planejar e executar a política de saúde para o Município de Curitiba
  • Responsabilizar-se pela gestão e regulação dos serviços próprios e conveniados
  • Monitorar doenças e agravos
  • Realizar a vigilância sanitária sobre produtos e serviços de interesse da saúde
  • Visar uma população mais saudável